[Prévia] Vingadores vs. X-Men

VvsX_2-1024x600

A saga que agitou o Universo Marvel no ano passado que coloca as duas maiores equipes de heróis em rota de colisão começou no Brasil, pela Editora Panini.
Em Vingadores vs. X-Men nº 0, vemos Cable sendo alertado, numa Terra arrasada no futuro, de que o apocalipse veio depois que Esperança Summers – sua filha adotiva e messias mutante – foi morta pelos Vingadores, o que o leva a atacar a equipe dos heróis mais poderosos da Terra no presente. Só que as coisas não saem como ele esperava. Com a ajuda dos X-Men, ele é derrotado, e Esperança acaba mostrando um incrível poder quando um pássaro de fogo se manifesta. Falando nisso, o novo Nova – que é um moleque – tenta alertar Terrax – ex-arauto de Galactus – de que o planeta que ele governa corre risco de destruição total. Como Terrax não dá ouvidos, Nova foge e o planeta é apagado do cosmo por um gigantesco pássaro flamejante, e o jovem herói voa em direção à Terra para alertar que a Fênix está chegando!
Em Vingadores vs. X-Men nº 1, Nova cai na Terra e entra em coma, mas Tony Stark consegue descobrir que o jovem encontrou a Fênix, e alerta o presidente dos EUA da ameaça eminente. Capitão América divide a equipe em duas: uma para tentar deter o avanço da entidade cósmica e outra para ir até Utopia, a ilha governada por Ciclope, para levar Esperança Summers sob custódia, já que se descobriu que ela é a nova hospedeira da Fênix. Como Ciclope acredita, ao contrário dos Vingadores, de que a Fênix poderá salvar a raça mutante, ele ataca o Capitão, e as duas equipes entram em guerra.
Uma das coisas interessantes dessa batalha é ver Wolverine, que também é membro dos Novos Vingadores (a equipe comandada por Luke Cage), estar ao lado do Capitão e ajudando os Vingadores com informações sobre Ciclope (pra quem não sabe, os dois x-men se desentenderam na saga “Cisma”, na qual os mutantes se dividiram em dois grupos), e é, inclusive, chamado pelos ex-colegas de “traidor” dos mutantes.
Ainda na mesma edição, tem duas histórias dos títulos AvX: VS #1 e 2, com as lutas Homem de Ferro vs. Magneto (pra quem pensa que o Mestre do Magnetismo esmagaria o Latinha em segundos, está redondamente enganado) e Coisa vs. Namor.

VINGADORES-VS.-X-MEN-0-300x458 VINGADORES-VS.-X-MEN-1-300x458

Estou gostando do mega-evento Marvel porque a trama tem um assunto polêmico de anos que é a Força Fênix e a ameaça que ela representa (isso desde a época da Jean Grey e a Fênix Negra) e o poder de fogo que as duas equipes têm (inclusive o próprio Magneto, que é simplesmente um dos mutantes mais poderosos,  teve a sensatez de perguntar ao Ciclope “Você tem certeza de que quer travar essa batalha?”) e a pancadaria correndo solta entre os heróis, apresentado de maneira inteligente e sem gratuidade.
Vamos acompanhar as próximas edições.

Título original: “Avengers vs. X-Men”.
Argumentos: Brian Michael Bendis, Ed Brubaker, Matt Fraction, Jason Aaron e Jonathan Rickman.
Desenhos: John Romita Jr..
Ano: 2012.
Nota do Gilgamesh (até o momento): 9.

Deixe um comentário