[Resenha] O Homem de Aço

header-man-of-steel-extended-featurette-with-lots-of-new-footage

Um filme alucinante e emocionante, recomendo muito que você assista no cinema ao reboot da franquia do Superman, porém ele é um daqueles filmes que nos faz nos arrependermos de criar muita expectativa. Creio que o que aconteceu com “O Homem de Aço” foi mais ou menos o que houve com “Homem de Ferro 3”: com bons elementos nas mãos, excelentes efeitos especiais, bons atores etc mas a história meio que afunda o filme, sabe?
Tipo, vá ao cinema ciente de que vão mostrar uma história muito diferente da que você já conhece do herói. Eu diria que a trajetória de Clark Kent/Superman foi contada de trás pra frente. Não literalmente, mas quase isso.
Como eu disse uma vez no meu Facebook, eu sou fã do diretor, o visionário Zack Snyder (“300”, “Watchmen – O Filme”), que tem se mostrado excepcional em sua curta carreira, a fotografia do filme é linda (com aqueles zooms nervosos das câmeras e planos abertos), os efeitos, como dito anteriormente, são magníficos e megalomaníacos (o que foram aquelas batalhas?), mas o roteiro ficou “atropelado” (e que possui alguns furos, mas não vou escrever aqui quais por motivos de spoilers). Outra coisa que não funcionou bem foi o 3D, não fez muita diferença.

mos1

O que salva o filme, além da parte técnica? Henry Cavill. Já elogiou o gato num post de apreciação que fiz dele, o cara tem presença de cena, atua bem, é lindo, tá forte pra carvalho e tem o biotipo do último filho de Krypton. Excelente escolha no elenco. A cena onde ele aprende a voar é linda e emocionante.

mos2

Também já falei isso, mas outros atores que estão demais são – obviamente – Russel Crowe, como Jor-El, e Kevin Costner (se redimindo por “Waterworld – O Segredo das Águas” – risos), como Jonathan Kent. Na galeria de vilões, Michael Shannon está visceral como o General Zod, e Antje Traue, é a fria Faora (dá pra pegar muita raivinha dela hehe). E Amy Adams? Apagada. Mas acho que não é culpa da atriz em si, foi mais por causa de como Lois Lane foi aproveitada na trama.
Resumindo: “O Homem de Aço” é um excelente (e tanto) entretenimento, porém como filme baseado em personagem dos quadrinhos, deixa um pouco a desejar. Mas ainda recomendo.

Título original: “Man of Steel”.
Ano: 2013.
Direção: Zack Snyder.
Elenco: Henry Cavill, Russell Crowe, Kevin Costner, Amy Adams, Diane Lane.
Duração: 143 min.
Nota do Gilgamesh: 8.

P.S.: Apenas lembrando que o filme pré-estreou de 28 a 30 de julho, mas estreia em todo Brasil apenas no dia 12 deste mês.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s