Top 10 desenhos Hanna-Barbera

Depois de fazer listas com filmes da Disney e da Pixar, chegou a hora de montar um top 10 manerinho com as séries animadas de uma das maiores produtoras de desenhos para TV, a Hanna-Barbera. Criado em 1944 por William Hanna e Joseph Barbera (e não por uma mulher chamada “Hanna Barbera”, como todos um dia já pensaram), o estúdio criou uma caralhada de desenhos (alguns, inclusive, eu nem sabia que eram deles) por quase meio século até ser comprada pela Time Warner e transformada no Cartoon Network, em 2001. Tá certo que muitos das séries eram bem chatinhas (tipo, não suporto Scooby Doo, Flintstones, Os Incríveis etc), mas boa parte deles fizeram parte da minha infância e, possivelmente, da sua também, séries essas (pelo menos, os da lista) que eram (ou ainda são) exibidas pelo SBT. Mesmo ficando de fora alguns desenhos que também eram legais (como A Formiga Atômica, Bibo Pai e Bob Filho, A Tartaruga Touché, Space Ghost, O Xodó da Vovó etc), montei a lista usando um sistema de notas parecido com a do post anterior (com os quesitos roteiro, diversão e predileção), ficando assim (ordem decrescente):

10-jq

[10º] Jonny Quest (1964) – Nota: 5,7
Mostrava as aventuras do pequeno Jonny Quest (eu sempre pensei que se escrevesse “Johnny”, mas beleza), acompanhado de seu pai, o Dr. Benton Quest, Roger “Race” Bannon (só eu vejo eles como um casal gay?), Hadji, o menino indiano, e o cãozinho Bandit.

9-fb

[9º] A Família Buscapé (The Hillbilly Bears – 1965) – Nota: 6,3
Os ursos caipiras Zé Buscapé e Bié Buscapé e seus filhos Florzinha e Chapéuzinho.

8-pl

[8º] Pepe Legal (Quick Draw McGraw – 1959) – Nota: 6,7
O cavalo trapalhão Pepe Legal era um xerife no velho oeste e tinha como ajudante o burrinho (porém esperto) Babalu, e que também era o vigilante mascarado (tipo o Zorro) chamado “El Kabong”, que tinha o clássico golpe com um violão na cabeça dos bandidos gritando seu codinome.

7-mc

[7º] Manda-Chuva (Top Cat – 1961) – Nota: 6,7
Os gatos malandros Manda-Chuva, Bacana, Chu-Chu, Gênio, Espeto e Batatinha estavam sempre tentando ganhar dinheiro de maneira escusa e dando trabalho para o Guarda Belo, que queria expulsá-los do beco onde viviam.
A curiosidade que acabei descobrindo é que o Manda-Chuva foi dublado no Brasil pelo Lima Duarte.

6-herc

[6º] Os Herculóides (The Herculoids – 1967) – Nota: 6,7
Um dos desenhos “não humorísticos” mais bacanas da produtora. Mostrava a inusitada equipe composta por Zandor, Tara, Dorno (os humanos) e pelos monstros Zok (dragão), Igoo (gorila de pedra), Tundro (rinoceronte) Gloop e Gleep (os melequinhas), que protegiam o planeta Quasar dos invasores vindos do espaço.

5-cc

[5º] Capitão Caverna e as Panterinhas (Captain Caveman and the Teen Angels – 1977) – Nota: 7,7
Capitão Caverna é um troglodita peludo metido a super-herói com um porrete em mãos e era acompanhado por três garotas (uma paródia das Panteras), Brenda, Kelly e Sabrina.

4-cm

[4º] Corrida Maluca (Wacky Races – 1968) – Nota: 7,7
Quem sabe o nome dos carros e de seus respectivos pilotos? Vamos lá: A Máquina do Mal (Dick Vigarista e Mutley), Carro de Pedra (Irmãos Rocha), Cupê Mal-Assombrado (Irmãos Pavor), Carro Cheio-de-Truques (Professor Aéreo), Lata Voadora (Barão Vermelho), Gatinha Manhosa (Penélope Charmosa), Carro Tanque (Sargento Bombarda e Soldado Meekley), Carro-à-Prova de Balas (Quadrilha da Morte), Carroça a Vapor (Tio Tomás e urso Chorão), Carrão Aerodinamico (Peter Perfeito) e Carro-Tronco (Rufus Lenhador e o castor Serra-Dentuças).

3-cf

[3º] Cavalo de Fogo (Wildfire – 1986) – Nota: 8,7
Sim, eu também não sabia que era da Hanna-Barbera. Conta a história da menina Sara, que foi levada ao reino de Dar-Shan pelo mágico Cavalo de Fogo, e descobriu ser a princesa perdida de lá. Um dia a rainha ela seria se com a maldade da Diabolyn pudesse acabar.

2-t&j

[2º] Tom & Jerry (1940) – Nota: 9,0
Produzido pela dupla para a MGM, as aventuras do gato Tom e do rato Jerry é um dos trabalhos mais antigos deles. Um clássico que fala por si só e dispensa apresentações.

1-sa

[1º] Superamigos (Superfriends – 1973) – Nota: 9,7
A super-equipe era originalmente composta pelos heróis da DC Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Batman e Robin, e treinavam os aspirantes a heróis Wendy, Marvin e o Supercão para lutar contra o crime, a partir de sua base chamada Sala de Justiça. Só a partir da 2ª temporada o trio de aprendizes foi substituído pelos Super-Gêmeos (os adolescentes alienígenas Zan e Jayna e seu macaco Gleek).
Posteriormente em suas fileiras, os Superamigos receberam outros heróis, como o Chefe Apache, Flash, Vulcão Negro, Samurai, Lanterna Verde etc. Essa série é cheia de referências para o universo nerd até hoje.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s