[Resenha] Os Últimos Dias de Krypton

ultimos-dias

Depois de receber a dica da Rapha Quarterone, comprei o livro “Os Últimos Dias de Krypton” e o li em 24 dias (e não foi o mais rápido que eu pudia). A ideia do autor, Kevin J. Anderson (roteirista de séries como “Arquivo X”, “Duna” etc), e de seus idealizadores, era de contar a história, como sugere o título, dos últimos dias do planeta Krypton, antes de sua fatídica destruição, algo que não foi plenamente explorado nos quadrinhos.
Na trama, somos apresentados ao cotidiano de Jor-El (pros leigos, o pai do Superman), o mais brilhante cientista kryptoniano,à jovem artista e historiadora Lara, e como eles acabam se apaixonando. Ainda vemos toda a trajetória de Zod, um dos mais excelentes antagonistas de todos os tempos, um verdadeiro gênio (do mal, mas mesmo assim genial), que antes de se tornar um “general” era comissário da cidade de Kandor e trabalhava, a contragosto, para o Conselho de Krytpon, que governava o planeta de forma inflexível e sempre temendo que os kryptonianos se desenvolvessem tecnologicamente de forma que pudessem entrar em contato com outras formas de vida no Universo. O legal é que o planeta tem toda uma história, de o porque os kryptonianos temerem vida extraterrestre, e foi criada toda uma mitologia histórica para dar base aos personagens. Ainda conhecemos Zor-El, irmão de Jor-El, que era prefeito de Argo City, casado com Alura e também um notável cientista especializado em inventos tecnológicos e o melhor geólogo.
O interessante foi saber que Krypton estava completamente condenado, e havia pelo menos TRÊS maneiras de o planeta-natal do Superman ser destruído, ou seja, eles estavam fodidos de qualquer forma.
“Os Últimos Dias de Krytpon” foi o livro que eu mais me emocionei e me excitei (no bom sentido) com tantas reviravoltas existentes na trama. A genialidade de Jor-El (sensacional vê-lo descobrir acidentalmente a Zona Fantasma no primeiro capítulo), a ambição que levou Zod ao poder e à ruína, a origem de Brainiac e o “engarrafamento” de Kandor, a guerra civil que dividiu os kryptonianos, e por fim como o recém nascido bebê de Jor-El e Lara foi enviado à Terra. Todo fã de Superman que se preze DEVE ler esse fantástico livro! E aproveitem que ele tá bem baratinho na internet.

Título original: “The last days of Krypton”.
Ano: 2013.
Autor: Kevin J. Anderson.
Editora: Fantasy Casa da Palavra.
466 páginas
Nota do Gilga: 10.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s