Suécia: celeiro musical

Suécia musical

Nem só de EUA vive a música. Tem muita coisa boa internacional fazendo sucesso por aí e no fim das contas nem prestamos muita atenção de onde vêm, e só pelo idioma cantado ser inglês e a gente já deduz que é ou norte-americano, ou inglês mesmo, ou australiano, no máximo.
Vou citar algumas bandas e artistas (uns de muito sucesso, outros com nem tanta sorte, mas mesmo assim de qualidade) que vieram lá da Suécia, sim, lá da Escandinávia, direto para as pistas e music players em geral:

ABBA
Dispensa qualquer apresentação, obviamente. Grupo pop surgido nos anos 70 e composto por Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid, faz sucesso até hoje. Mesmo sabendo que vocês já conhecem, vou deixar uma canção deles:

Roxette
Os anos 80 e 90 foram embalados pelas canções do duo, basicamente românticas (os haters dirão “mela-cuecas”). Apesar de não estarem nas atuais paradas de sucesso, eles trabalham até hoje. Ouça e chore:

Ace of Base
Um dos meus xodós da década de 90, o grupo de eurodance fez um sucesso estrondosos nas rádios e pistas (só acho, pois eu não tinha idade para ir em boates ainda).

Robyn
Ela é a mais fantástica artista solo das terras do norte, e seu som pop tem várias misturas que a tornam única. Apesar de estar na estrada há anos, ela vem conquistando aos poucos o cenário mundial, e  aqui no Brasil ainda não é muito conhecida, o que eu acho injustiça, mas justamente por isso que existem os fãs – como eu – para divulgar seu talento:

Lykke Li
Essa cantora de 27 anos vai do indie rock ao electro pop e tem uma pegada meio abstrata, podendo parecer “estranha” no começo, mas muito boa, apenas mostrando que é diferente e talentosa.

Erik Hassle
Um dos meus maiores achados musicais. O cara é talentoso e gatinho, e sua música, basicamente melódica, é uma massagem para os ouvidos.

Estes artistas são basicamente os que eu admiro, mas com ajuda do lindo Cairo Braga, trago um apanhado de outros destaques no cenário atual da música sueca (clique nos links sem medo, vai abrir em nova aba): Lena Philipsson, Lilla Sällskapet, Swedish House Mafia, Icona Pop e Den Svenska Björnstammen.
E o Cairo também montou um mixtape só com músicas suecas que você pode conferir aqui.

Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado a apresentar sons novos, pois eu adoro quando me indicam coisas boas e desconhecidas pra eu ouvir.

Deixe uma resposta

