[Resenha] The Day of the Doctor

Muitos não devem saber, mas no último sábado (23), o seriado britânico Doctor Who (sobre o qual já fiz um dossiê aqui) completou 50 anos e, pra quem não estava neste planeta no último meio século, é a série de TV de ficção científica a mais tempo no ar.
Para celebrar a data, a BBC promoveu em vários cinemas pelo mundo (no caso, a rede Cinemark aqui no Brasil) a exibição do filme “The Day of the Doctor”, com uma história que, além de reunir três atores que interpretaram o papel – Matt Smith, o por ora atual e 11º Doutor; David Tennant, o 10º, e John Hurt, o 8,5º (?), introduzido na mitologia no último episódio da atual (7ª) temporada -, traz uma trama que mexe com toda a mitologia da série contemporânea.
Não vou revelar muito da história porque sim, seria um grande, gordo e feio spoiler, mas vou comentar as passagens que mais me marcaram, ok?

  • Finalmente vimos a Guerra do Tempo (Time War), em Gallifrey, planeta dos Senhores do Tempo, contra os Daleks. É lá que encontramos o nosso Doutor 8,5 (tô chamando o personagem do Hurt assim porque a regeneração dele foi forçada e, aparentemente não vai contar como regeneração completa, e esse artíficio foi usado por causa do chato do Christopher Eccleston, o 8º a dar vida ao personagem, não quis participar do filme, então os roteiristas tiveram que improvisar);
  • O encontro de Matt Smith com David Tennant!
  • Billie Piper de volta, mas não como Rose Tyler. Pois é, eu sei. Assistam e verão;
  • Clara (Jenna Coleman), a atual companheira do Doutor, deixando de ser insossa e mostrando que é um mulher de fibra, ajudando as 3 encarnações do Doutor a fazer uma decisão que mudará sua vida pra sempre;
  • A rápida participação de Peter Capaldi, que será o 12º Doutor a partir do especial de Natal deste ano;
  • As três TARDIS enfileiradas;
  • Todos os Doutores juntos, com o Doutor original (William Hartnell) no centro.

THE-DAY-OF-THE-DOCTOR_painel

Caralho, muito foda! Quem é fã vai pirar com esse filme; quem tá conhecendo a série agora, vai se deslumbrar com a grandeza e epicidade da coisa toda.
Infelizmente eu não pude ir ao cinema (mas, depois, fiquei aliviado por não puder ir, pois soube que houve uma confusão com os ingressos aqui em Porto Alegre), então tive que recorrer aos downloads ilegais mesmo hehe.
Resumindo: “The Day of the Doctor” é a coisa mais legal que eu já assisti de DW em toda a minha vida, e o filme é um artigo imperdível para os whovians!

Título original: “The Day of the Doctor”.
Ano: 2013.
Direção: Nick Hurran.
Elenco: Matt Smith, David Tennant, John Hurt, Jenna Coleman, Billie Piper.
Duração: 76 min.
Nota do Gilga: 9,5.

P.S.1: Ah! Também assisti “An Adventure in Space and Time”, um especial de 83 minutos veiculado pela BBC no dia 21, que conta a história da criação do seriado, e achei muito foda! E confesso que me fez chorar algumas vezes.

P.S.2: Enquanto escrevia esse artigo, tocava na minha cabeça a sensacional trilha original da abertura do seriado. Ouçam abaixo:

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s