Top 5 filmes sobre mitologia grega

top 5 mitologia

Desde a minha adolescência que tenho um profundo interesse por mitologias, em essencial a grega, que tem as histórias míticas mais ricas, o que me levou a ler e assistir muitas coisas referentes ao assunto.
Aproveitando a recente estreia do filme “Hércules 3D” nos cinemas (que aliás, assisti e achei uma bosta) e a menos de um mês da estreia de “300 – A Ascensão de um Império” (7 de março), resolvi montar essa lista com meus 5 filmes favoritos sobre mitologia grega:

[5º] “Tróia” (2004):
Baseado na “Ilíada” de Homero, conta a história da Guerra de Troia, quando a bela Helena (Diane Kruger) foi capturada pelo príncipe troiano Páris (Orlando Bloom), e mostra o combate do poderoso Aquiles (Brad Pitt) contra Heitor (Eric Bana) e o famoso cavalo de Troia (de madeira, e não o vírus).

[4º] “Jasão e os Argonautas” (2000):
Também conhecido como “Jasão e o Velo de Ouro“, este filme para a TV (originalmente exibido em duas partes) conta a saga do jovem Jasão (Jason London) em busca do Velo de Ouro, que lhe permitirá reaver o reino usurpado por seu tirano tio, e que é ajudado pelos Argonautas, a tripulação do navio Argo (que inclusive conta com a participação do semideus Hércules).

[3º] “Fúria de Titãs” (2010):
Remake do filme homônimo de 1981, este nos mostra Perseu (Sam Worthington), semideus filho de Zeus (Liam Nesson), salvando a princesa Andrômeda (Alexa Davalos). A discrepância gritante da trama é que Perseu derrota Kraken, que é um monstro da mitologia nórdica, e não Ceto, como deveria ser.
A continuação, lançada em 2012, também é boa, mas não conta uma história válida da mitologia.

[2º] “Hércules” (1997):
Um dos melhores desenhos Disney de todos os tempos, vemos a trajetória de Hércules para se tornar um herói, derrotando o vilão Hades e conquistando o amor de Mégara. Tirando todas as alterações na mitologia (Hércules não era filho de Hera, o Pégaso pertencia a Hermes etc), ainda sim é uma boa história, que usa vários elementos da mitologia grega, fora a diversão, né.

[1º] “Imortais” (2011):
Temos aqui Teseu (Henry Cavill), o tirano Hipérion (Mickey Rourke) e muitos outros mitos gregos, como o Minotauro, os Titãs (que não são gigantes, mas só homens iguais pintados de pretos, mas não menos mortais) e os deuses olimpianos como Zeus, Ares, Atena, Posseidon e outros.
O filme vale mais pelo visual, efeitos especiais e fotografia do que pela fidelidade aos mitos.

Claro que deixei outros filmes de fora, como “Helena de Tróia – Paixão e Guerra” (2003), “Ulisses” (1954) e a excelente minissérie (exibida como filme pelo SBT) “A Odisséia” (1997), e baboseiras como os dois “Percy Jackson” ou “Hércules em Nova York” (de 1969, com Arnold Schwarzenegger).

E vocês, quais os seus favoritos? Esqueci de algum? Deixem nos comentários.

Clique nos links abaixo para ler minhas resenhas sobre:
“Fúria de Titãs”;
“Imortais”.

Leia também: Filmes inspirados na mitologia grega e seus desvios das lendas originais.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s