[Resenha] Capitão América 2 – O Soldado Invernal

Capitao-America-2-poster-Mondo-03Abr2014_02

Bom, vou me esforçar ao máximo pra resenhar “Capitão América 2 – O Soldado Invernal” sem maiores spoilers. Quero dizer que este filme é SEN.SA.CI.O.NAL. Não só porque sou um marvete frenético – sim, sou mesmo e confesso – mas porque é realmente excelente e, dentro do universo cinematográfico da Marvel, ele tá ACIMA DA MÉDIA. Não é um “Homem de Ferro 2” (Tony Stark pagando de gatão em cima do vilão); não é “Thor 2 – O Mundo Sombrio” (que deveria se chamar “Loki – O Filme”); é simplesmente um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. Superou – e muito – o primeiro (que aliás, é paradíssimo, diga-se de passagem). Pra vocês terem uma ideia: é tão bom ou até melhor (dependendo do ponto de vista) do que “Os Vingadores”. Sério mesmo.
Um filme que tem conspiração política, espionagem, traições, que inseriu alguns dos mais notáveis vilões da Marvel nos quadrinhos (inclusive um que estava em “Capitão América – O Primeiro Vingador” e passou praticamente despercebido), que alterou o status quo da SHIELD para sempre, um filme de ação com A maiúsculo (olha o trocadilho). Pensa aí um filme de ação, um que você acha que mais tem ação; te garanto que a ação desse “Carga Explosiva” que você pensou aí não chega nem perto de CA2, e não digo que os números de cenas de ação são muitas (não, o filme não é 100% ação), mas as cenas de ação presentes no filme são frenéticas, eletrizantes, de tirar o fôlego. E esqueça aquele humor descarado dos outros filmes do Marvel Studios, pois o 2º filme do Capitão América é sério, tenso, maduro. Não que ele seja sisudo, longe disso. É uma trama tão grave e ameaçadora que nem sentimos (ou não) falta das piadinhas.
Sem entregar muito, vou explanar um pouco sobre alguns dos personagens/atores da história:
Capitão América (Chris Evans): Está mais soldado/espião do que o super-herói propriamente dito. Steve Rogers teve que sair da sua zona de conforto pra desvendar a ameça que se desenrola por debaixo dos panos na trama. E tô começando a “engolir” o Chris Evans nesse papel tão importante no universo cinematográfico da Marvel…
Nick Fury (Samuel L. Jackson): Teve a maior e melhor participação em todas suas aparições até então.
Viúva-Negra (Scarlett Johansonn): Aqui ela pode fazer de tudo, inclusive o que a personagem sabe melhor: espiã e mortal. E a Scarlett gemendo, gente…♥ Só me fez lembrar de “Ela” hahaha
Falcão (Anthony Mackie): Gostei bastante da maneira como o personagem foi introduzido na história: sutil e convincente. E quero vê-lo nos Vingadores, hein, Joss Whedon!
Soldado Invernal (Sebastian Stan): Apesar de não falar muito, quando ele aparece, o filme dá sempre uma guinada de 180°. E parabéns pelas cenas de lutas, rapazes;
Alexander Pierce (Robert Redford): Apesar de ser um personagem um tanto quanto desconhecido e sem muita importância nos quadrinhos, aqui ele tem um grande destaque. Fiquem de olho nele!
E só acho que a Agente 13 (Emily Vancamp) poderia ter aparecido mais.
Sobre as cenas pós-créditos (sim, são duas, assim como foi em “Thor 2”): apesar de a primeira ser bem provocativa, achei fraquinha a participação dos carinhas lá que não vou contar quem são. E a 2ª é curtinha mas bem interessante.
Enfim, só posso dizer que “Capitão 2” é totalmente excelente e que, se este filme fosse um belo rapaz homossexual, certamente me casaria com ele rsrsrs
Assistam logo!

Título original: “Captain America – The Winter Soldier”.
Ano: 2014.
Direção: Anthony e Joe Russo (vulgos “Irmãos Russo).
Elenco: Chris Evans, Samuel L.Jackson, Scarlett Johanson, Robert Redford.
Duração: 128 min.
Nota do Gilga: 10.
_____________________________________________________
P.S.: Sobre as estreias nos cinemas às quintas no Brasil: hoje foi a 1ª vez que fui numa estreia na quinta-feira, e achei interessante por dois fatores:
1) O preço é o mesmo que durante a semana;
2) Como ainda tem muita gente que não sabe da novidade, a sessão em que fui tava praticamente vazia, então não precisei me preocupar com a lotação da sala. E fui o último a sair da sala, pois o pessoal achou que só tinha UMA cena pós-créditos. Ah, como é bom ser um menino bem informado hehe
Ah! E uma coisa que achei estranha: as estreias não aparecem nos sites dos cinemas (pelo menos os daqui, não). Eu só encontrei os cinemas e horários das sessões nesse aplicativo do Omelete (que aliás, tá de parabéns).

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s