Liga da Justiça: o desafio da Warner em levar o supergrupo aos cinemas

Hoje foi divulgada a primeira foto de Henry Cavill como Superman (abaixo) do filme “Batman v Superman – Dawn of Justice”, que estreia em 6 de maio do ano que vem, e aproveitei para dar minha opinião sobre o filme.

Superman-BvS

Os filmes baseados em super-heróis dos quadrinhos nunca mais foram os mesmos depois de “Blade” (1998), estrelado por Wesley Snipes e, posteriormente, “X-Men – O Filme” (2000), ambos publicações da Marvel. A partir daí vieram muitos mais, como a trilogia original do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi (2002, 2004 e 2006), mais dois filmes dos X-Men (2003 e 2006), “Demolidor – O Homem sem Medo” (2003), “Elektra” (2005) etc, filmes estes dos estúdios Fox e Sony/Columbia, o que encorajou tanto a Warner/DC para o início da trilogia do Batman do diretor Christopher Nolan (2005, 2008 e 2012), quanto a criação do Marvel Studios, que teve como primeiro filme concebido “Homem de Ferro”, estrelado pelo excelente Robert Downey Jr., e, posteriormente, “O Incrível Hulk” (o 2º filme do verdão, visto que o primeiro, “Hulk”, era da Universal), vivido por Edward Norton, ambos de 2008, e a partir daí começou uma série de filmes (seis, no total), que desencadeou os eventos para o filme de “Os Vingadores” (2012), sucesso absoluto de bilheterias. Obviamente a Warner quer pegar carona e fazer seus filmes baseados nos heróis da DC decolarem também, mas parece que as coisas não andam indo bem.
Não que os personagens da DC nunca tiveram filmes bons até então, muito pelo contrário: o clássico “Superman – O Filme”, de 1979, com Christopher Reeve, ganhou até um Oscar (de efeitos especiais), e as duas sequências – “Superman II”, que pra mim, é o melhor de todos, e “Superman III” – foram satisfatórios (apenas o quarto filme, de 1987, deixou muito a desejar), e também temos os casos dos dois filmes do Batman dirigidos por Tim Burton, “Batman – O Filme” (1989), e “Batman – O Retorno” (1992), mas os dois filmes posteriores…bem, melhor nem comentar rsrs
O desafio real da Warner é de encontrar um bom roteiro e um diretor forte para levar a ideia adiante, em como preparar terreno para a superequipe de heróis da DC, porque o trabalho de Nolan com o Batman atualmente é marco tanto para o personagem em si quanto para os filmes de super-heróis, porém como a trama é sombria, séria e “humana” demais, meio que destoa com os outros heróis da casa, como os alienígenas Superman e Caçador de Marte, o subaquático Aquaman, a guerreira descendente da Grécia Antiga Mulher-Maravilha, o “policial do espaço” Lanterna Verde etc. Tanto que o filme E a série de TV (que até que não pareceu ser tão ruim assim) previstos para a Mulher-Maravilha foram engavetados porque os chefões da Warner não acharam que as versões do roteiro eram plausíveis. “Ai, uma guerreira amazona é meio difícil de emplacar nos cinemas”, mas daí veio a Marvel com um guaxinim que fala e usa armas de fogo em “Os Guardiões da Galáxia” e mostrou que pra Warner o que falta mesmo é imaginação hahaha…
Mas então tivemos “O Homem de Aço”, no ano passado. Eu, particularmente, não gostei do roteiro (resenha aqui), apesar de ter aprovado Henry Cavill e Russel Crowe, como Superman e Jor-El, respectivamente, e o filme foi um sucesso de bilheterias, a ponto de o estúdio se animar para fazer uma sequência. E daí, o que deveria ser um “O Homem de Aço 2”, para se aprofundarem na história do herói kryptoniano (que ficou muito rasa no 1º filme), já enfiaram um Batman (que vai ser interpretado por Ben Affleck em uma versão mais velha e amargurada do Homem-Morcego) no meio e virou um espécie de prelúdio para o filme da Liga. O título era “Superman vs. Batman”, e agora virou “Batman v Superman – Dawn of Justice” (“Aurora da Justiça”, em tradução literal), que, ao meu ver, a Warner “cagou no patê” em achar que o Homem de Aço não se garantiria em mais um filme solo, colocaram o nome do Batman na frente (para a ideia vender melhor sim ou claro?), e meio que se afobaram em querer logo fazer um filme da Liga. Ora, se o Batman vai ter que ser reintroduzido no universo de “O Homem de Aço”, visto que muito da trilogia do Nolan não pode ser aproveitado, desistiram de um filme solo da Mulher-Maravilha por motivos de covardia, o filme do “Lanterna Verde” (2011) é uma BOSTA, como ficam os outros membros da equipe? Bem, temos o elogiado seriado “Arrow”, sobre o Arqueiro Verde, porém fica a dúvida de que algo de lá poderá ser aproveitado. Parece que sim, pois muitos personagem da DC Comics têm dado as caras por lá. Logo teremos uma nova série com o Flash que, pelo trailer, dá pra ver que vai ser bom, e esse sim possivelmente possa ter ligação com o universo cinematográfico. Mas ainda falta mais gente… Bom, a Mulher-Maravilha vai dar as caras no filme, interpretada pela atriz Gal Gadot e possivelmente fará uma ponta, bem como o Ciborgue (Ray Fisher) e até o Aquaman, para o qual o ator Jason Momoa (de “Conan” e “Game of Thrones”) está escalado como intérprete, e teremos inclusive o Asa Noturna (ex-Robin). Mas será que este filme, que a princípio era para ser uma sequência de “O Homem de Aço”, agora vai virar essa salada de fruta Batman enfrentando o Superman com alguns outros heróis da editora fazendo pontas? Olha, eu sou fã do diretor Zack Snyder, e até que confio no que ele faz, mas não sei não… Esse roteiro tem que ser MUITO BOM pro filme funcionar e deixar tudo prontinho para o da Liga, que está com a estreia prevista para 2017.
Torço tanto pelo sucesso do diretor quanto para a empreitada da Warner, pois com filmes bons a concorrência se acirra e a qualidade dos próximos filmes de heróis tende a ser melhor. Vejamos no ano que vem no que isso vai dar.

P.S.: A Liga da Justiça já teve um filme, em 1997, mas é tão ruim quem nem deve ser citado hahaha

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s